Vitória é a primeira cidade do Sudeste a adotar a logística reversa

Vitória é a primeira cidade do Sudeste a adotar a logística reversa, destinando 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que são descartados na capital.

Isso foi possível a partir do acordo de cooperação assinado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Central de Serviços, com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), nesta sexta-feira (13), permitindo a reciclagem de todos esses produtos.

O evento contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o titular da Central, Leonardo Amorim, e o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.

“Esse é um compromisso da Prefeitura de Vitória com a atual e futuras gerações. Além disso, esse é um trabalho social, pois todos esses eletrodomésticos retornam para a casa de pessoas que mais precisam. Além da questão ambiental, estamos também focados no social. Estamos garantindo sustentabilidade e ao mesmo tempo dignidade”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Entrega Voluntária
Os moradores poderão fazer entrega voluntária na Unidade de Transbordo, em Resistência, ou acionando o Papa-Móveis, por meio do 156 ou do WhatsApp (27) 9 9693-8953. Os produtos em condições de uso serão doados a famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os que não tiverem condições de uso serão encaminhados à logística reversa.

A expectativa é de que, após a implantação da logística reversa, Vitória aumente o recolhimento desses materiais em, pelo menos, 20%. Em Vitória, são descartadas mensalmente, em média, 390 unidades de eletroeletrônicos.

“Estamos animados que agora Vitória começará uma nova etapa de suas políticas regionais de reciclagem. Acreditamos que com essa parceria será possível ampliar e investir em novas ações para que a conscientização se torne um hábito valioso para a população, o que também possibilitará maior redução de recursos naturais, facilitará a criação de profissionais capacitados e dará andamento às metas do decreto vigente para a região Sudeste do País”, explica Sérgio de Carvalho Maurício, presidente da ABREE.

por Rosa Blackman
foto Jansen Lube/PMV

0 Comentários

Deixe uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>